CAMPANHA CINZAS DA FLORESTA

Conheça as Brigadas participantes e veja como contribuir.

BRIGADA MATUTU

A Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Matutu – Brigada Matutu, foi criada em 1993 a partir do trabalho organizado de moradores do Vale do Matutu, em Aiuruoca – MG e é uma das primeiras brigadas do Brasil. Foi criada pela necessidade de fazer frente à grande destruição causada pelos incêndios florestais na região da Serra da Mantiqueira e da Serra do Papagaio, inseridas no bioma da Mata Atlântica.

Em 1995 a Brigada Matutu foi formalizada com a instituição da Fundação Matutu e, através de projetos e parcerias, formou mais de 500 novos brigadistas e treinou inúmeros voluntários em várias localidades da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio e em outras unidades de conservação do Brasil, Argentina e Espanha.

A Brigada Matutu é comunitária e voluntária em sua origem, contando atualmente com 42 brigadistas e, junto com outras brigadas comunitárias formadas na região, vem trabalhando incessantemente para proteger os ecossistemas de montanha nas terras altas da Mantiqueira.

O Parque Estadual da Serra do Papagaio, o Parque Nacional do Itatiaia, a APA da Serra da Mantiqueira,  e inúmeras RPPNs formam um grande mosaico de Unidades de Conservação de centenas de milhares de hectares em uma das regiões mais populosas do Brasil. Proteger esses ecossistemas únicos, suas muitas espécies endêmicas e ameaçadas e importantes mananciais hídricos é uma missão de todos.

Através de projetos e parcerias, a Brigada Matutu formou mais de 500 novos brigadistas e treinou inúmeros voluntários em várias localidades da Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, no entorno do Parque Estadual da Serra do Papagaio e em outras unidades de conservação do Brasil, Argentina e Espanha.

A principal demanda é por equipamentos em geral, desde uniformes, calçados, EPIs gerais e equipamentos de combate. Como enfrentamos um número significativo de dias de combate todos os anos, o desgaste dos equipamentos é grande e sua reposição extremamente custosa.

Muitas vezes dependemos de campanhas, projetos e doações para poder repor equipamentos.

FAÇA SUA DOAÇÃO