A RNBV

POR QUE UMA REDE NACIONAL de BRIGADAS?

Existem dezenas de grupos voluntários dedicados a proteger as matas dos incêndios, entretanto a maior parte deles não tem apoio do setor público.
São pessoas movidas pelo senso de pertencimento, cidadania e responsabilidade por cuidar do planeta.

Para isso se articulam e usam recursos próprios para aquisição de equipamentos e ferramentas. Usam seus próprios veículos, arcam com as despesas de deslocamento e alimentação. Muitas vezes lutam contra o descrédito das autoridades e estão sempre à procura de conhecimento sobre a prevenção e combate aos incêndios florestais. Poucos são reconhecidos e muitos se arriscam sem amparo algum caso sofram algum acidente.

São inúmeras as situações em que as brigadas passam muito tempo combatendo o fogo sem sequer terem a oportunidade de uma capacitação específica! Foi para isso que a Rede Nacional de Brigadas Voluntárias foi criada. Representamos a união de organizações sem fins lucrativos que atuam de forma voluntária na prevenção e combate aos incêndios florestais em todo o Brasil.  O objetivo principal é o compartilhamento de conhecimento e a busca conjunta para a solução de dificuldades comuns.

Nosso posicionamento sempre será na defesa de melhores condições de atuação dessas organizações, que agregam pessoas interessadas na proteção do meio ambiente por meio da doação do seu tempo, seus recursos, esforço físico e até correndo muitos riscos. A única certeza é saber que estão fazendo o melhor possível por um mundo melhor.

NOSSA MISSÃO

Buscar solução para as dificuldades comuns e representar os interesses das organizações que de forma voluntária combatem incêndios florestais no Brasil, visando a proteção ambiental.

O QUE PRECISAMOS?

Combater incêndios florestais é uma atividade de altíssimo risco onde o item mais importante é poder atuar com segurança.
Por isso precisamos de muito treinamento e conhecimento, mas não somente isso.

Sabe por quê?
Porque a segurança e a eficiência começam na sustentabilidade econômica da organização, na articulação com as instituições públicas, na sua gestão administrativa, no atendimento de todos os requisitos legais e burocráticos. Além disso os grupos necessitam de locais próprios para armazenamento e manutenção dos seus materiais e equipamentos.

Com o passar do tempo, percebe-se que somente “apagar fogo” não é eficaz se não houver maior envolvimento da comunidade. A sensibilização e educação ambiental precisam entrar neste processo, sendo necessário aumentar as áreas de atuação da organização.

A cada passo dado rumo aquele objetivo inicial de proteger a comunidade ou as áreas naturais da região, faz aumentar as demandas por pessoas comprometidas, estabelecimento de parcerias, mais conhecimento e recursos.

ROTA DE OBJETIVOS A SEGUIR

Como contribuir com a RNBV

BRIGADAS FUNDADORAS

Diretoria da RNBV

Rafael Gava
Diretor Presidente


Desenvolvedor, Cofundador e atual Coordenador da Brigada Caratuva – Paraná.
Cofundador da Brigada Voluntária de Prevenção e Combate a Incêndios em Montanha (Brigada FEPAM). Vice-Presidente da Fundação João José Bigarella. 

Consultor Ambiental graduado em Administração. Pós Graduado em Prevenção e Combate a Incêndios Florestais – UFPR. Especialista em Zoneamento de Risco de Incêndios Florestais.

Técnico de Segurança do Trabalho – Estudou sobre equipamentos de proteção respiratória para brigadistas florestais.

Membro da Comissão de Estudo de Segurança Contra Incêndio Florestal da ABNT;

Colaborador voluntário do comitê estadual do Programa de Prevenção a Incêndios na Natureza – PREVINA – PR;
Colaborador voluntário do IBAMA/PREVFOGO na capacitação de Brigadas Indígenas.

Um idealista fazendo a sua parte para ajudar a proteger a biodiversidade brasileira.

Maíz d’Assumpção
Diretora Secretária


Brigadista Florestal Voluntária desde 2014, Coordenadora do Núcleo de Belo Horizonte da Brigada 1 e representante do Grupo de Mulheres da RNBV. Prêmio Cidadã Sustentável Categoria Meio Ambiente em 2014 pelos seus trabalhos como brigadista voluntária em Brumadinho/MG. Produtora executiva e roteirista possui 14 anos de experiência em gestão de projetos.

Vinícius Gaburro De Zorzi
Diretor Financeiro

Brigadista Florestal Voluntário desde 2003, associado da OSCIP SIMBiOSE desde 2007, instituição onde atua voluntariamente no planejamento, acompanhamento de implantação e monitoramento de projetos de conservação da natureza. Além do trabalho voluntariado, experiência profissional na gestão de parques urbanos e unidades de conservação públicas, na coordenação de projetos de manejo de bacias hidrográficas e áreas prioritárias para conservação da natureza. Bacharel em Hotelaria (Senac-SP), bacharel em Gestão Ambiental (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ/USP) e Mestre em Ecologia (Instituto de Biociências – IB/USP).

JUNTE-SE A NÓS

Preencha o CENSO NACIONAL DE BRIGADAS VOLUNTÁRIAS.

O Brasil precisa saber quantos somos e quantos grupos não governamentais que atuam na prevenção e combate existem.