Projeto Cinzas Da Floresta
UNINDO FORÇAS PARA IMPEDIR QUE NOSSA BIODIVERSIDADE VIRE CINZAS. ESTA É A NOSSA LUTA!
Entre junho e julho deste ano, o artivista (artista ativista) Mundano, o documentarista André D’Elia (Cinedelia), o grafiteiro Subtu e o produtor de campo Macarrão fizeram uma expedição que percorreu mais de 10 mil quilômetros por quatro grandes biomas: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. A iniciativa integra o projeto multimídia de arte e meio ambiente Cinzas da Floresta, criado por eles – com a parceria e apoio de organizações da sociedade civil, entre elas Greenpeace Brasil, WWF-Brasil e Be The Earth Foundation – para denunciar crimes e sensibilizar para a causa ambiental.
Mundano coletou carvão e cinzas dos Incêndios Florestais com a intenção de produzir tinta para pintar mais uma releitura da obra de um grande artista e D’Elia registrou tudo em vídeo para a produção de um mini-documentário, que deve ser lançado até o final deste ano.
Agora, depois de produzir uma cartela em tons de cinza a partir do carvão e das cinzas de restos de árvores e de animais carbonizados, ele pinta um painel com aproximadamente mil metros quadrados, no centro da capital paulista, com mais uma versão de uma obra modernista de Portinari: O Lavrador de Café, de 1934.
Ninguém da equipe Cinzas da Floresta havia combatido incêndios florestais antes de iniciarem o projeto, mas tocados pela causa decidiram fazer alguma coisa e se você está lendo isso é porque foi sensibilizado por eles! Para ajudar não é necessário enfrentar as chamas. Existe muita gente disposta e que precisa do seu apoio para combater os incêndios que destroem a nossa biodiversidade.
A Rede Nacional de Brigadas Voluntárias lançou uma campanha com o apoio do Projeto Cinzas da Floresta para direcionar doações para brigadas voluntárias que atuam em diferentes biomas em apoio às áreas protegidas do território brasileiro. Brigadas voluntárias sobrevivem de doações de pessoas físicas, empresas, parceiros, ou editais direcionados para a proteção do meio ambiente e atendimento a emergências ambientais.
Um dos objetivos da RNBV é fortalecer e apoiar a evolução das brigadas voluntárias. Com o intuito de auxiliar organizações que ainda não conseguem atender aos critérios definidos a seguir estamos temporariamente permitindo a participação de grupos que não conseguiram atender às exigências mas que necessitam de recursos, não só para combater incêndios como também se estruturarem administrativa e contabilmente.
Critérios de Participação na Campanha - 2021
- Ter a partir de dois anos de fundação, considerados a partir da abertura do CNPJ;
- Possuir Estatuto Social com previsão de processo de sucessão conforme legislação vigente;
-
Ser sem fins lucrativos, com descrição explícita no Estatuto Social, podendo ter até 20% do número total de participantes serem remunerados pela entidade para as atividades de combate a incêndios florestais.
A comprovação será através de declaração anual emitida pelo representante legal da entidade contendo seu número total de associados. - Possuir, com previsão estatutária, Conselho Fiscal;
- Apresentar a última prestação de contas mensal ou anual, aprovada pelo Conselho Fiscal da entidade;
- Preencher ou complementar o Formulário de demandas;
- Apresentar o Termo de Responsabilidade de Aplicação de Recursos – TRAR – devidamente preenchido e assinado.
- Ofereceremos o site para publicação da prestação de contas (princípio da transparência) e recomendamos fortemente que sejam publicadas a prestação de contas em suas redes sociais.
Agradecemos o reconhecimento e o esforço dos artistas e toda a equipe de apoio em divulgar a dedicação dos Brigadistas Voluntários do Brasil.
CONHEÇA AS ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES DA CAMPANHA DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS
JUNTE-SE A NÓS
Preencha o CENSO NACIONAL DE BRIGADAS VOLUNTÁRIAS.